Enterite
24/05/2022
O que é?
A úlcera gástrica, também chamada de úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida formada no tecido que reveste o interior do estômago e a porção superior do intestino delgado.
A úlcera provoca alguns sintomas como náuseas, dor de estômago e vômito, principalmente após se alimentar.
Normalmente a úlcera não representa uma situação muito grave, mas deve ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago faça com que a ferida aumente.
Sintomas:
Mesmo com o uso de medicamentos para controle da digestão, os sintomas podem piorar após se alimentar. Os principais são:
. Forte dor abdominal, que piora após comer ou beber;
. Queimação na “boca do estômago”;
. Vômito;
. Enjoo;
. Inchaço e dilatação na região da barriga;
. Sangramentos na parede do estômago, que podem causar a saída de sangue nas fezes.
Causas:
A úlcera gástrica é formada quando o estômago se torna vulnerável a sua própria acidez, devido ao enfraquecimento de sua defesa, tendo como causas principalmente:
. Genética;
. Medicamentos como antiinflamatórios ou AAS, por exemplo;
. Bactéria Helicobacter pylori;
. Uso de bebidas alcoólicas e cigarro;
. Estresse;
. Consumo de alimentos picantes.
Tratamento:
O tratamento é feito com o uso de antiácidos ou inibidores de acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo. Caso exista necessidade, seu médico pode recomendar o uso de analgésicos para controlar as dores. Em casos de infecção por H. pylori, o médico pode recomendar o uso de antibióticos.
É importante evitar uma alimentação ruim, como o consumo de alimentos muito quentes, fast food, refrigerante, doces e frituras, além de evitar o uso de cigarro e alimentos que aumentem a liberação do ácido gástrico, como o café, chá preto, mate, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.
A clínica IMEG conta com ótimos profissionais e equipamentos de primeira linha, então não perca tempo e agende seu exame, sempre é hora de se cuidar.
Central de atendimento:
(31) 3071-1001 ou pelo nosso WhatsApp
Onde estamos:
Rua Piauí, 1001, Funcionários, Belo Horizonte
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 7:00 às 18:00
Sábado: 7:00 às 13:00
Comentários