Enterite
24/05/2022
A pHmetria tem como função avaliar a causa do refluxo gastroesofágico.
O QUE É A PHMETRIA?
Trata-se de um exame de grande valor para estudo do refluxo gastroesofágico. Em algumas pessoas os mecanismos que impedem o refluxo excessivo de secreções ácidas do estômago para o esôfago se encontram alterados, e em algumas crianças ele não é totalmente desenvolvido, levando a uma irritação da mucosa esofagiana.
Essas alterações normalmente são acompanhadas de sintomas como queimação ou azia, tosse crônica, sensação de bolo na garganta, irritação crônica da faringe, crises crônicas de bronquite.
Através da pHmetria podemos quantificar o número de refluxos durante o dia, relacionando os episódios de refluxo com os sintomas, a alimentação, horários e com a posição do paciente (deitado ou de pé).
COMO É REALIZADO ESTE EXAME?
Através de um cateter com sensores que medem o pH, conectado a um aparelho que armazena as informações, são gravados os valores do pH esofágico durante 24 horas.
Os cateteres são de pequeno diâmetro sendo bem tolerado pela maioria dos pacientes, inclusive crianças.
Esses cateteres são introduzidos através de uma narina, após lubrificação com gel anestésico e posicionado no esôfago. Depois do posicionamento do cateter no esôfago, ele é fixado no rosto e pescoço com fita adesiva de micropore, pois é de suma importância manter o mesmo posicionamento do cateter durante o estudo. A grande maioria dos cateteres possuem uma conexão com a pele através de elétrodo que também não devem ser desconectados durante o exame.
O cateter é conectado a um aparelho que armazena as informações, sendo o mesmo pequeno e leve. Neste aparelho existem botões em seu visor que serão acionados à medida que o paciente apresente os sintomas ou realize alguma ação como: alimentar ou se deitar. Com isso podemos relacionar esses eventos com os episódios de refluxo.
Após completado as 24 horas, o cateter é retirado e as informações gravadas são transferidas para um computador. Através de um software são avaliados a presença ou não de refluxo patológico.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PHMETRIA CONVENCIONAL E A IMPEDÂNCIO- PHMETRIA
No exame convencional da pHmetria, são identificados apenas refluxos ácidos, característicos da Doença do Refluxo Gastroesofágico. Na Impedâncio pHmetria é possível diferenciar o refluxo não-ácido do refluxo-ácido e a composição dele, podendo ser líquido-gasoso ou misto.
Aqui no IMEG o exame é realizado pelo Dr. Marcílio José Rodrigues Lima e pela Dra. Nayara Azevedo Pires. Agende seu exame através da nossa central de agendamento pelo telefone (31) 3071-1001 ou pelo nosso WhatsApp
Comentários