
Enterite
24/05/2022
Existem três tipos de manometria: rinomanometria, esofágica e anorretal, sendo cada uma delas responsável por avaliar uma parte do corpo. O procedimento pode ser solicitado por médicos gastroenterologistas e cirurgiões do aparelho digestivo, os médicos pediatras, clínicos, pneumologistas, otorrinolaringologistas e cardiologistas.
Aqui no IMEG temos disponíveis a manometria esofágica e anorretal, ambas realizadas pelo Doutor Marcílio (CRM 24545).
Manometria Esofágica
A manometria esofágica tem como objetivo analisar o esôfago do paciente. O esôfago é um músculo tubular responsável por conectar a boca e a garganta ao estômago.
Desta forma, este tipo de manometria verifica a força dos músculos e mede as contrações realizadas pelos músculos ao engolir. Além disso, é capaz de medir o Esfíncter Esofágico Inferior, responsável por impedir o refluxo do estômago, e o Esfíncter Esofágico Superior na garganta.
Para fazer esse exame é utilizado uma sonda plástica pequena e fina, que é introduzida pela narina anestesiada até o estômago. É realizado sem sedação pois há a necessidade da cooperação do paciente, de modo que será solicitado que haja a deglutição de água, para observar a movimentação do esôfago. Nesse momento as medições são feitas.
Quando é solicitada a manometria esofágica
A manometria esofágica é necessária para avaliar as causas da Doença do Refluxo Gastro Esofágica, ou DRGE. É importante fazer o exame para minimizar o incômodo e evitar que o paciente desenvolva outras doenças com sintomas de azia constante e regurgitação.
Outra causa para a solicitação da manometria é a queixa dos pacientes em relação aos alimentos ficarem presos na região do peito após engolir. Nesse caso, o exame pode identificar a causa do problema.
Também pode ser realizado em pacientes que reclamam de dor no tórax.
Além disso, a manometria auxilia na realização da pHmetria esofágica. A manometria é capaz de indicar qual a melhor posição para colocação da sonda no segundo exame.
Manometria Anorretal
A manometria anorretal é indicada para pacientes com incontinência fecal e constipação O exame mede a pressão das esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência), a sensação no reto e os reflexos neurais que são necessários para executar os movimentos normais do intestino.
Esse exame não requer anestesia nem sedação.
O médico utiliza uma sonda flexível com sensores nas extremidades para detectar as pressões exercidas pelos esfíncteres. Essa sonda é inserida no reto após lubrificação com gel, e dirigido até o cólon, visando medir a pressão dos músculos necessários para a compactação e eliminação fecais.
A manometria anorretal é mais comum em crianças do que em adultos. Certas condições que afetam os músculos do esfíncter retal e do cólon ocorrem com mais frequência em crianças pequenas e são corrigidas durante esse período.
Quando é solicitada a manometria anorretal
A manometria anorretal é indicada para pacientes que apresentem Incontinência fecal (perda involuntária de gases e fezes), dor anal, fissura anal, fístula anal/perianal, constipação refratária a vários tratamentos, suspeita de megacólon idiopático ou chagásico, planejamento cirúrgico (antes de cirurgias orificiais ou, de câncer do reto).
Pode também ser solicitada para casos de pré-operatório de fissuras, hemorróidas ou prolapso, com a intenção de se estudar a anatomia local e suas capacidades funcionais.
No IMEG, o atendimento é realizado pelo Doutor Marcilio. Os atendimentos são individualizados e têm duração média de 30 minutos.
Onde estamos:
Rua Piauí, 1001, Funcionários, Belo Horizonte
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 7:00 às 18:00
Sábado: 7:00 às 13:00
Agende uma avaliação através dos nossos canais de comunicação: (31)3071-1001
Comentários