
É uma doença genética e crônica em que a pele fica seca, surgem erupções que coçam e descamam.
A Dermatite Atópica é uma inflamação crônica da pele, que causa diferentes lesões na mesma, como placas ou pequenos caroços avermelhados que tem como característica predominante a coceira. É uma doença genética e crônica, portanto não é contagiosa.
Essa inflamação na maioria das vezes surge em bebês e crianças de até cinco anos, mas não anula a possibilidade de pessoas mais velhas desenvolverem. Os locais mais afetados pela alergia são as dobras do corpo como braços, joelhos e pescoço, podendo também surgir no rosto, pés, mãos etc.
PRINCIPAIS SINTOMAS
O principal sintoma da Dermatite Atópica é uma irritação na pele, que surge na maioria das vezes nos braços e atrás dos joelhos. Podem aparecer também:
- Erupções
- Descascamento
- Secura
- Fissuras
- Inchaço
TRATAMENTO
O tratamento da Dermatite Atópica tem como objetivo controlar a coceira, reduzir a inflamação da pele e diminuir o número das crises. A base do tratamento é a hidratação da pele utilizando hidratantes ou emolientes. Uma pele bem hidratada é uma pele com mais proteção. Na maior parte dos casos, os medicamentos utilizados são aqueles que se aplicam diretamente sobre pele ou couro cabeludo do paciente.
Em casos mais graves, é necessário o uso de imunobiológicos no paciente. O grau da doença só pode ser definido por um Médico, e somente ele deve indicar a forma de tratamento adequada.
Caso você note esses sintomas na sua pele, não deixe de procurar nossa equipe de Dermatologia: Dra. Ana Paula Bhering Nogueira, Dra. Andréa Garrido e a Dra. Nathalia Lie Ishisaki.
Onde estamos:
Rua Piauí, 1001, Funcionários, Belo Horizonte
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 7:00 às 18:00
Sábado: 7:00 às 13:00
Comentários