Endometriose Intestinal

Endometriose Intestinal

O que é a Endometriose Intestinal?

 

Endometriose intestinal é uma dolorosa condição na qual o tecido interno do útero (endométrio) cresce até o intestino, interferindo em seu funcionamento e causando sintomas como alterações dos hábitos intestinais e intensas dores abdominais, principalmente durante a menstruação.

Com esta doença, é provável que o médico encontre pequenos tecidos (lesões) ao redor do seu intestino. Em casos raros, as lesões podem atravessar até o tecido muscular. Os tecidos crescem lentamente, podem se tornar maiores, mas também não é incomum que eles diminuam.

 

Causa:

 

Cientistas ainda estudam o que é o causador das lesões, mas estudos indicam que podem ser:

 

. Genes e células-tronco;

. Inflamação;

. Níveis de estrogênio.

 

Sintomas:

 

Os sintomas variam de acordo com a localização, tamanho e o quão profundas as lesões estão na parede intestinal. Algumas mulheres podem não ter nenhum sintoma, mas alguns deles incluem:

 

. Constipação intestinal ou diarréia;

. Dor durante movimentação intestinal;

. Desconforto menstrual;

. Dor durante relações sexuais;

. Dificuldade para engravidar.

 

Apesar das semelhanças com os sintomas da síndrome do intestino irritável, na endometriose intestinal os sintomas podem piorar antes e durante o período menstrual.

 

Diagnóstico:

 

A Endometriose impacta de 10% a 12% das mulheres em idade fértil. Médicos geralmente fazem o diagnóstico em mulheres que estão na casa dos 30 anos de idade.

O médico irá perguntar sobre seus sintomas e histórico médico, então examinará a região pélvica e poderá sugerir exames de imagem para obter mais informações sobre a localização e o tamanho de qualquer cisto ou tecido danificado que esteja ligado à endometriose. Os exames incluem ultrassom transvaginal, tomografia computadorizada e videolaparoscopia ou enema opaco, que poderão ajudar também a descartar outras doenças intestinais com sintomas semelhantes, como a síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.

 

Tratamento:

 

O tratamento da endometriose intestinal deve ser indicado pelo gastroenterologista de acordo com os sintomas relatados e pela gravidade da endometriose, geralmente é indicado que seja feito uma cirurgia para a retirada do tecido endometrial localizado no intestino, visando o alívio dos sintomas. A maioria das cirurgias é simples, sendo feita apenas pequenos cortes na barriga, por onde são inseridos os instrumentos cirúrgicos. Em algumas situações pode ser necessário que sejam feitos cortes maiores, mas só se é definido após uma análise das áreas do intestino que foram afetadas.

Após a cirurgia pode ser necessário o uso de antiinflamatórios e reguladores hormonais como pílulas, adesivos, injeções anticoncepcionais e o uso do DIU, além do acompanhamento com um ginecologista para exames e consultas regulares, observando se o tecido endometrial não voltará a crescer no intestino.


A clínica IMEG conta com ótimos profissionais e equipamentos de primeira linha, então não perca tempo e agende seu exame, sempre é hora de se cuidar.

 

Central de atendimento:

(31) 3071-1001 ou pelo nosso WhatsApp

 

Onde estamos:

Rua Piauí, 1001, Funcionários, Belo Horizonte

 

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta: 7:00 às 18:00

Sábado: 7:00 às 13:00

 

 

Comentários