Doença Mista do Tecido Conjuntivo

Doença Mista do Tecido Conjuntivo

O que é?

A doença mista do tecido conjuntivo (DMTC), é uma doença autoimune que apresenta os sinais e sintomas de outras três doenças do tecido conjuntivo, sendo elas:

- Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): Doença autoimune que pode causar inflamação e danos nos tecidos. Pode se espalhar por grandes áreas nos órgãos afetados. Seus sintomas mais comuns são cansaço, febre, manchas na pele, dores nas articulações e inchaço;

- Esclerodermia: Doença autoimune que afeta a pele e o tecido interno do corpo. O tecido se torna duro, espesso e fibroso. Diversas formas de esclerodermia podem ser perigosos;

- Polimiosite: é uma condição rara onde os músculos em ambos os lados do corpo ficam fracos e inflamados.

 

Na doença mista do tecido conjuntivo, geralmente os sintomas não aparecem todos de uma vez, sendo mais comum que apareçam no decorrer dos anos, tornando o diagnóstico mais complicado.

 

Causa:

Não se sabe exatamente o que causa a doença mista do tecido conjuntivo. Sabe-se que pessoas com histórico familiar da doença são mais propícias a desenvolvê-la. Em alguns casos a doença pode ser desenvolvida por causa de algum vírus, ou por exposição a agentes químicos como cloreto de polivinila e sílica.

A doença mista do tecido conjuntivo pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em mulheres com menos de 50 anos.

 

Sintomas:

Alguns sintomas iniciais podem ser notados nas mãos, onde os dedos ficam inchados e com as pontas brancas no frio. Sintomas podem variar de pessoa para a pessoa, mas geralmente são:

 

. Dor e inflamação nas juntas, fraqueza muscular, febre, fadiga ou cansaço;

. Inchaço nas mãos;

. Manchas vermelhas nas juntas, erupções cutâneas e as pálpebras com coloração violeta;

. Perda de cabelo;

. Anormalidades no esôfago, podendo causar uma condição chamada hipomotilidade;

. Dilatação dos “vasinhos” ao redor das unhas;

. Hipertensão pulmonar;

. Desenvolvimento de doenças cardíacas como pericardite, miocardite e insuficiência aórtica.

 

Diagnóstico:

Devido ao surgimento demorado de todos os sintomas, podem levar anos para que o diagnóstico seja feito. Um exame físico é feito, para que se procure sinais e sintomas característicos, junto de um exame sanguíneo, onde se procura altos níveis de um anticorpo específico que é associado ao DMTC.

 

Tratamento:

O tratamento é feito baseado nos sinais e sintomas que a doença apresenta. Variando de acordo com o tipo, intensidade e a velocidade na qual a doença está progredindo. Não existe cura para DMTC.

 

 

A clínica IMEG conta com ótimos profissionais e equipamentos de primeira linha, então não perca tempo e agende seu exame, sempre é hora de se cuidar.

 

Central de atendimento:

(31) 3071-1001 ou pelo nosso WhatsApp

 

Onde estamos:

Rua Piauí, 1001, Funcionários, Belo Horizonte

 

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta: 7:00 às 18:00

Sábado: 7:00 às 13:00

 

Comentários