A NEUROMODULAÇÂO SACRAL COMO TRATAMENTO PARA INCONTINÊNCIA FECAL E URINÁRIA

A NEUROMODULAÇÂO SACRAL COMO TRATAMENTO PARA INCONTINÊNCIA FECAL E URINÁRIA

Entenda um pouco mais sobre as causas e os tratamentos da incontinência fecal e urinária.

 

INCONTINÊNCIA FECAL

Se você sente que não possui controle sobre o seu intestino, saiba que você não está sozinho! 1 a cada 12 pessoas sofre ou já sofreu algum episódio de incontinência fecal, que é uma condição caracterizada pela incapacidade de controlar a eliminação do conteúdo do intestino.

A idade mais afetada pela incontinência fecal são idosos acima de 70 anos, podendo surgir em crianças, jovens e adultos. Alguns estudos apontam que as mulheres possuem maiores chances de serem acometidas por tal incontinência, estando associada a traumas obstétricos. Por mais que essa condição não seja agravante para a saúde, ela resulta em um grande constrangimento, ansiedade e isolamento social.

É comum que o paciente não compartilhe os sintomas com seu médico, por vergonha da situação. Essa falta de diálogo dificulta o diagnóstico e a escolha do tratamento para melhorar a qualidade de vida.


 

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Já sentiu que perdeu o controle sobre a sua bexiga? E que qualquer esforço a mais poderia causar um vazamento? Se a resposta for sim, é provável que você sofra de incontinência urinária.

Mas o que é a incontinência urinária? Basicamente é a perda de controle de quando se urina, e no geral existem 3 problemas comuns relacionados a isso.

 

Incontinência por esforço

Está relacionada a atividades físicas do dia a dia. Um espirro, uma tosse ou até mesmo uma risada aumentam a pressão na bexiga causando o vazamento. A incontinência por esforço ocorre por uma danificação ou enfraquecimento pélvico, sendo necessária, na maior parte dos casos, uma correção cirúrgica.

 

Retenção urinária

É a incapacidade de esvaziar a bexiga de forma parcial ou completa. Existem duas causas gerais de retenção urinária: a obstrutiva e não obstrutiva. A obstrutiva, que seria pedra nos rins por exemplo, impede a urina de fluir livremente. Nas não obstrutivas, estão inclusos músculo fraco da bexiga e problemas nervosos que interferem nos sinais entre cérebro e a bexiga.

 

Bexiga Hiperativa

Afetando 1 a cada 6 adultos, a bexiga hiperativa é a urgência frequente de urinar. Ou seja, mesmo a bexiga estando vazia a vontade de urinar surge. Ela pode ocorrer quando os sinais nervosos transmitidos entre o cérebro e a bexiga não funcionam normalmente.


 

NEUROMODULAÇÃO SACRAL

A maioria das pessoas que são afetadas por essas incontinências possuem a qualidade de vida prejudicada, devido aos constrangimentos que podem ser causados por essas condições.

Se você sofre de alguma dessas incontinências, saiba que existe tratamento!

A Neuromodulação sacral é um implante neuro estimulador que atua estimulando suavemente os nervos que controlam os músculos do assoalho pélvico, o trato urinário inferior, o esfíncter anal e o intestino. É um método minimamente invasivo.

Além de não ser um método muito invasivo, é possível que você realize um teste e avalie o resultado. A avaliação teste consta na utilização de um estimulador externo e dura de 14 à 21 dias para análise da resposta do corpo de cada paciente.

Esse procedimento é indicado para pacientes que não obtiveram respostas positivas com os tratamentos convencionais. Geralmente o diagnóstico é realizado por um médico Coloproctologista.

Aqui no IMEG o tratamento é realizado pelo Dr. Marcílio José Rodrigues Lima, médico, Coloproctologista, pela Santa Casa de Belo Horizonte. Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva.

 

Entrevista concedida pelo Dr. Marcílio para o canal "Sou 60".

 

 

 

 

 

Comentários